Gabriel Chalita

Primeira Anterior ...          Próxima Ultima




(Foto 5/6)

Nascido em 30 de abril de 1969, em Cachoeira Paulista - SP, Gabriel Chalita revelou-se como escritor já aos 12 anos, quando publicou seu primeiro livro. Aos 15, fez uma coleção destinada a crianças em idade de catequese. Sua obra compõe-se, hoje, de 52 títulos, desde livros didáticos até tratados sobre a ética e a filosofia. Entre eles: "Os dez mandamentos da ética", "Ética do Rei Menino", "Pedagogia do amor", "Vivendo a filosofia", "Pedagogia da Amizade" e  “Cartas entre amigos” (em parceria com Padre Fábio de Melo).
 
Dos 52 livros publicados, dois títulos já foram lançados no exterior. Contam com edições em língua estrangeira: Os dez mandamentos da ética, lançado em 2004 na Argentina, Chile e Espanha (pela Editora Aguillar/Santillana), e Pedagogia do Amor, lançado na Espanha em 2006 (pela Editora PPC/SM).
 
É Doutor em Filosofia do Direito e em Comunicação e Semiótica; Mestre em Direito e em Ciências Sociais; graduado em Direito e em Filosofia. Foi vereador e presidente da Câmara Municipal de Cachoeira Paulista, SP aos 19 anos de idade e atuou em diversas ONGs, entre elas a Julad - Juventude Latino Americana pela Democracia. Foi Secretário de Estado da Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer do Governo do Estado de São Paulo; Secretário de Estado da Educação de São Paulo e Presidente do Consed - Conselho Nacional de Secretários de Estado da Educação do Brasil por dois mandatos.
 
Toda a sua trajetória é dedicada à causa da educação. Na administração da educação pública, sempre se considerou responsável pela busca de iniciativas que permitissem a construção de soluções permanentes. Dentre outras ações exitosas, instituiu o Programa  Escola da Família, um conceito de envolvimento familiar e comunitário nas escolas estaduais, mantidas abertas aos finais de semana com atividades de recreação, saúde, esporte, arte e geração de renda. Também implantou a Escola de Tempo Integral, iniciativa do governo do Estado de São Paulo com o objetivo de aumentar a carga horária diária de aulas para alunos da rede pública, que passaram a ficar nove horas por dia na escola. Do mesmo modo, o Caminho das Artes, que leva professores e alunos a teatros, cinemas e museus, para o desenvolvimento da sensibilidade e para a ampliação do universo cultural. Entre títulos e condecorações recebidas, destacam-se: Prêmio "Personalidade do Ano 2005 - Educação", conferido pela Revista Isto É Gente; Troféu Raça Negra 2005; Prêmio Educação "Visconde de Porto Seguro" 2004; e Prêmio "Fernando de Azevedo" - Educador do Ano 2004, outorgado pela Academia Brasileira de Educação.
 


Atualmente é professor dos programas de graduação e pós-graduação da PUC- ­Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e da Universidade Presbiteriana Mackenzie e palestrante nas áreas de filosofia, ética, relações interpessoais e educação. É membro da Academia Brasileira de Educação e da Academia Paulista de Letras. É apresentador dos programas de rádio e tv “ Papo Aberto”, ambos pela TV Canção Nova. Exerce o seu primeiro mandato como vereador da cidade de São Paulo, tendo recebido a expressiva votação de 102.048 votos, destacando-se como o vereador mais votado no Brasil, em 2008. Nas eleições 2010, foi eleito deputado federal, com 560.022 votos.